Aller au contenu principal

BARBATIMÃO

19 mai 2017

Stryphnodendron adstringens

Barba de timão, casca da virgindade, uabatimo

Arvore de aproximadamente 4 a 5 m de altura, nativa da região Sudeste e Centro-Oeste do brasil. Existem no Brasil outras espécies de Barbatimão, em outras regiões.
Por sua capacidade adstringente suas casca é muito utilizada em curtumes no tratamento do couro e por prostitutas em banhos de assento. Medicinalmente é muito conhecida e muito utilizada, principalmente para hemorragias, diarreias, como forte cicatrizante na limpeza de ferimentos, corrimento vaginal e contra conjuntivite.
No hospital do câncer de Jaú, SP, é utilizado um preparado com as cascas de Barbatimão para proteger a pele contra as queimaduras decorrentes da radioterapia, com muito sucesso.

Quanto a sua toxidade, estudos sugerem que o uso do barbatimão não deve ser prolongado, nem em doses altas podendo causar mudanças dos parâmetros sanguíneos. Outro estudo demonstra que o excesso do barbatimão pode causar problemas gástricos, intestinais e neurológicos. Num estudo com suas sementes, foi verificada toxidade durante o processo gestacional. Desta forma, o uso interno do Barbatimão deve ser evitado durante a gravidez.

Como cicatrizante, sua maior reputação, uma pomada feita com extratos de barbatimão foi utilizada em feridas de pessoas acamadas, demonstrando 100% de cicatrização no prazo de 18 semanas de uso. Em cobaias, o extrato de barbatimão aplicado sobre feridas levou a cicatrização completa em 14 dias de uso. Em comparação com a babosa, seus resultados forma muito mais eficientes, inclusive no tratamento de feridas causadas pela diabetes. Apresenta, ainda ação analgésica e anti-inflamatória das feridas tratadas. Ainda a planta demonstra capacidade angiogênica, ou seja, de promover a formação de vasos sanguíneos, o que auxilia nos processos de cicatrização.

Num teste contra úlceras gástricas, os extratos de barbatimão foram comparados a cimetidina, evitando a formação de úlceras com excelentes resultados.

Como bactericida, um sabonete líquido preparado com o extrato da casca de barbatimão foi muito eficiente como antisséptico para a pele.

Sua ação fungicida foi testada contra Candida albicans, demonstrando um resultado comparável a Nistatina e ao Fluconazol, inibindo o desenvolvimento do fungo.

Como antiparasitário, o extrato de barbatimão também foi muito eficiente reduzindo na corrente sanguínea o número de Trypanossomas, causador da doença de chagas,assim como no caso da Leishmania, causadora da leishmaniose cutânea.

Por fim, Os extratos de Barbatimão apresentaram capacidade de inibir os efeitos do venenos de serpentes como surucucu, urutu e jararaca.

Modo de uso do Barbatimão

Os Barbatimão pode ser usado para aplicar diretamente na pele ou pode ser usado para preparar chá, usando as folhas e a casca do caule da planta. O chá de Barbatimão pode ser preparado do seguinte modo:

Ingredientes: 20 g da casca ou de folhas de Barbatimão;

Modo de preparo: a um litro de água fervente adicionar as cascas de Barbatimão ou as folhas, e deixar repousar durante 5 a 10 minutos. Coar antes de beber.

Este chá deve ser bebido ao longo do dia, 3 a 4 vezes por dia.

Contraindicações do Barbatimão

O Barbatimão está contraindicado para mulheres grávidas e para mulheres amamentando. Além disso, também está contraindicado para pacientes com problemas graves no estômago, como úlceras ou câncer no estômago.

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10…
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10…
http://www.ebserh.gov.br/documents/22…
http://www.uenp.edu.br/certificados/p…
https://www.researchgate.net/publicat…
http://www.seer.perspectivasonline.co…
https://academic.oup.com/jac/article/…
http://www.moreirajr.com.br/revistas….
http://200.129.202.51:8080/jspui/bits…
http://www.unieuro.edu.br/sitenovo/re…
http://www.scielo.br/pdf/rbfar/v12s1/…
http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbfar/v1…
http://www.scielo.br/pdf/rbcf/v43n3/a…
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S…
http://www.sciencedirect.com/science/…
https://www.portalnepas.org.br/abcshs…
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/han…

Laisser un commentaire

Répondre

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Photo Google

Vous commentez à l'aide de votre compte Google. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

Connexion à %s

%d blogueurs aiment cette page :